quarta-feira, 17 de setembro de 2008

(Cariocas) 3 x 0 (La roja)

Ei, pessoal! Agradeço o carinho de vocês nos recados e e-mails. Devagarzinho, conseguirei responder a todos... Aqui coloco mais uma postagem desatualizada, porém, espero que em tempo.




Então, vamos lá! Primeiramente, enumeremos os fatos:
01 - de 60 mil ingressos vendidos, aproximadamente 1000 correspondiam a torcida brasileira;

02 - Durante a semana, em todo o Chile foi divulgado uma propaganda na qual uma bunda, trajando meio short verde, hipnotizava um jogador chileno que saía do transe graças a uma mensagem no celular com os seguintes dizeres: querem nos eliminar. (Em tempo: Saíam espirais amarelos do short verde.);

03 - Desde a fatídica partida contra a Argentina nas olimpíadas, a imprensa chilena tem divulgado verdadeiros insultos à nossa seleção (ou, como é chamada por aqui: CARIOCAS - !!!!);

04 - Dunga, misteriosamente, permanece vivo.

Cheguei ao estádio mais cedo. A partida começava às 21 horas (22 horas no Brasil) e cheguei mais ou menos às 18h. (Tinha que pegar um lugar bom, né? rs) Antes disso, uma legítima preparação brasileira: churrasco, com direito a caipirinha, farofa (fato quase inacreditável: ambos preparados pela minha pessoa) e claro...!! SAMBA, SAMBA E SAMBA! Da melhor qualidade, o original!

Fui para a casa de um brasileiro vizinho, onde conheci mais outros brasileiros, alemães e italianos. Todos, obviamente, torcendo pelo Brasil!! A exceção da torcida brasileira internacional foi do Mariano, o argentino que mora no mesmo lugar que eu e que, não quer admitir, mas tem o coração verde e amarelo!! (er... ainda bem que ele não entende muito bem português, do contrário, tava ferrada! Hahahaha)

Quando chegamos, só se escutava a torcida chilena animadíssima com o tal do “chi, chi, chi, lê, lê, lê VIVA CHILE!”. Realmente passavam muita confiança. Isso porque, da torcida brasileira, só se escutava xingos para o Galvão Bueno. Começa a partida... Aí, vocês já sabem o que aconteceu: cartão vermelho, gol, pênalti, tchau Ronaldinho, tchau Valvidia (há-há-hu-hu o Valvídia é nosso!), gol, juiz estranho que só da a falta minutos depois, mais um monte de cartão.

Estupendo! O frio não atrapalhou em nada.
Enfim...

....05 – Brasil 3 x 0 Chile

vejam as fotos!










terça-feira, 9 de setembro de 2008

Visita ao Valle Nevado

Não poderia deixar passar muito tempo para escrever sobre a neve. QUE LINDA!! No domingo passado, 31 de agosto, fui conhecer o Valle Nevado.

Dizem por aí que o local concentra a maior pista de Esqui da América Latina.Construído em 1988, fica a 3000 metros de altitude e a 46 quilômetros de Santiago. A viagem é bem enjoativa e lenta: curvas, curvas e curvas.

O resultado vale a pena, embora não haja muito o que descrever sobre a composição do Valle: três hotéis (5, 4, 3 estrelas), 34 pistas de esqui, belíssimos restaurantes, lojas de esportes (onde encontrei um simples gorrinho de lã que custava R$ 54,00 - !!!!!) e montanhas de neve, neve, neve (e muito mais neve!).


Não. Eu não esquiei. Vocês realmente acham que eu pagaria um absurdo para alugar equipamentos apropriados e o ticket de acesso à pista para levar vários tombos?? (Acho que tudo, mais uma aula para iniciantes, custava R$300,00.) Claro, eu rolei montanhas abaixo, mas de uma maneira econômica e sem perigos de quebrar a perna! Para tanto, fiz amizades com muitas crianças que sabem como aproveitar beeeem a neve! (rs).

Dentre bonecos construídos (posteriormente destruídos), não faltaram anjinhos deformados no chão e estratégias bélicas com bolinhas de neve... (Bom, os meninos começaram a comê-las ao invés de atirá-las, o que foi um pouco estranho). Também conheci colombianas e outros tantos brasileiros, que, assim como eu, não se arriscaram nas pistas...

O fato curioso é que havia pessoas TOMANDO SOL E NADANDO em pleno Valle! Obviamente, a temperatura da água da piscina estava bem alta, não justificando, no entanto, o ato insano! (rs)

De fato, tudo foi muito encantador! Vejam as fotos no link: http://picasaweb.google.com/priscila.favaro


Hasta pronto!




--> Em tempo: àqueles que quiserem me visitar, a estimativa é que a neve dure até meados de outubro! ;)

sábado, 6 de setembro de 2008

Hola!

¿Qué tal?


Aqui, frio e portunhol, banhado de um bom vinho tinto - o legitimo chileno! Cheguei em Santiago/CL dia 27 de julho e ficarei por 6 meses para estudar uma parte do curso de jornalismo. Confesso: Cada passo no aeroporto para frente representava 5 para trás... (E a vontade de ficar no colo da mamãe então?? Aiaiaiaiaia coração!)


Pero... ADELANTE! No dia da viagem, saí de BH bem cedo e fiz escala em São Paulo (aeroporto de Guarulhos) onde fiquei quase todo o dia. Muitas pessoas estavam viajando para as olimpíadas - talvez a justificativa para o aeroporto estar extremamente cheio e estressante. De tardezinha embarquei e com 5 horas de vôo: SANTIAGO!


Imigração, câmbio, malas em mãos (nenhuma extraviada!! U-huu!!), fui para a parte de fora, que marcava uma temperatura de . Ai que friiiiiio!!


Cheguei na casa onde continuo atualmente. É uma espécie de pensão mesclada com casa de família: Carmen, a dona da casa; Ester (Mami), trabalha na casa há 37 anos; Raimundo, o filho mais novo de Carmen; e Mariano, um argentino que trabalha no Chile há quase um ano e também aluga um quarto. São pessoas interessantes, com um modo de vida que, em um primeiro momento, pode parecer frio e muito "institucional", mas com o passar dos dias percebe-se que é uma questão de cultura. Fui muito bem recebida, estou bastante confortável e, poderia dizer que estou desfrutando de tudo, se não fosse algumas aventuras gastrônomicas (rs. Postarei em breve)


Sem dúvida, o primeiro mês foi um pouco difícil e o frio não ajudou muito. Tudo novo, família e amigos longe... sem contar que entender o que dizem é compliacado: os chilenos falam muito rápido e com muitos modismos.


Enfim!! A boa notícia é que chegou a primavera!! E, sim! Com um pequeno conhecimento de causa, afirmo: É um país hermoso! Viva Chile!




Nessa postagem, coloco uma foto da vista que tenho da casa... Preciosa las cordilleras ¿verdad?



Saludos chilenos!