segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Fondas e choripanadas, ao som de uma boa cueca...

...São as melhores formas de descrever "Las Fiestas Patrias de Chile". Mas, afinal... O que é isso?

As chamadas Fiestas Patrias correspondem aos dias 18 e 19 de setembro, onde o país inteiro - sem hipérbole ou uso de vícios de linguagem - se junta para celebrar o aniversário da independência. Ainda que tenha sido proclamada em 12 de fevereiro de 1818, os "trâmites" para a independência começaram em 18 de setembro de 1810, com a primeira junta nacional do governo.

Justificativas históricas a parte, a festa, também conhecida como FONDA, é muito bonita e alegre. Em todos os parques naturais de Santiago (que são mais de 15) e em todo o Chile, são preparadas apresentações de danças típicas, rodeios, jogos tradicionais e comida chilena. É o feriado mais importante do país, uma espécie de carnaval (segundo os próprios chilenos - ...) e todos seguem à risca os seguintes ritos tradicionais:

- dançar cueca - a dança típica do Chile. Diz a lenda que o objetivo da dança, realizada sempre em pares, é a conquista da mulher pelo homem, através de um jogo com lenços. Os trajes são muito parecidos com os de quadrilha e a dança é linda. A música... bom, eu não gostei muito. Vejam exemplos aqui:
http://www.nuestro.cl/biblioteca/musica/cancionero.htm

- participar de rodeios - É. Esses que têm aí. Jogar a vaquinha pro canto em cima do cavalo, etc.

- jogos à "chilenidad": nada mais do que peão, o pauzinho que tem que encaixar no cone (que o Chaves brincava), boca de palhaço, argola, touro mecânico. Ou seja: é uma festa junina.

- Comidas típicas: (tópico que merece sub tópicos)



# Empanadas: Aqui, o único salgado que eles conhecem é a tal da empanada. Empanada de queijo, de carne, napolitana, etc. Dependendo do sabor, ela muda de status. Ex.: empanada de queijo = folheado de queijo e pastelão do centro de BH; empanada de carne = esfiha; napolitana = pastel português... E por aí vai!


# Pisco souer. Pisco souer! PISCO SOUER!!!! Trago chileno que supera o incrível vinho tinto servido aqui.



#Choripanadas - Ora, ora... esse não vale como prato típico!! Vocês acreditam que não passa de pão com lingüiça??!!

#Pastel de choclo - bolo de milho. Pede uma pamonha que é quase a mesma coisa!!


#Asados, asados e asados - Churrascão!! Sem farofa e caipirinha, mas... um churrascão!!


#Todo e qualquer tipo de doce com recheio de manja, que é quase a mesma coisa que doce de leite... MUITO BOM!! Além disso, tem muita maçã do amor e uva com chocolate. (Eu não disse que era uma festa junina?).

Bom, no total foram 4 dias de feriado: quinta, sexta, sábado e domingo. Eu, muito bem acompanhada pelo homem mais lindo do mundo - (seu nome será revelado em breve...!) conheci as fondas do Parque Padre Hurtado e do Parque Hoggines. Na quinta feira foi basicamente a apresentação teatral da história do Chile e da independência, rodeios, asados, empanada, pisco souer e muita cueca. Na sexta, fomos ver o desfile de todas as forças armadas do Chile. (Nesse dia dei uma de jornalista e saí conversando com embaixadores e outras entidades políticas importantes do país. Foi engraçado).

Foi muito interessante poder participar dessa festa do país porque, nesses dois meses, foi a única vez que pude identificar traços da cultura chilena. O que tenho percebido aqui é que não há tradições especificamente chilenas, salvo a cueca (que mesmo assim só é citada nesse período) e as lhamas (animais estranhamente graciosos), o vinho, lhamas e... PISCO! (rs). Isso só traz uma única conseqüência: AI QUE SAUDADE!!! Quando penso no Brasil nesse contexto (leia-se: cultura), é reconfortante saber que cada região tem uma peculiaridade distinta, tipo de música específica e uma forma calorosa de dar boas-vindas. Precisa de mais? Bom, se isso tudo estiver acompanhado de pão de queijo, poderei afirmar que o céu se fez na terra! (Rs)

Enfim! Crises nostálgicas à parte, a festa é muito boa!! As fotos já estão no mesmo link, mas sugiro que leiam a próxima postagem para entenderem o quê aconteceu, quando e onde!





Nenhum comentário: